Arquidiocese de Maceió

Nossa Agenda

NOSSA AGENDA (CLIQUE NOS EVENTOS PARA MAIS DETALHES)

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Agradecimento aos usuários do BLOG!

Nós, do Ministério do Música S.A.N.T.A.F.E, nos senimos muito agradecidos com a sua visita. Deixem comentários, críticas, sugestões, e o que melhor lhe convir.
Fiquem todos na Paz de Deus!

Como escolher Músicas para Missa com base no ensino 79 da CNBB e no Missal Romano - Parte 7 - Abraço da Paz

Função:
Acompanhar o gesto da saudação da paz. É um canto facultativo, podendo ser reservado para ocasiões especiais. Não pode substituir ou abafar o canto do "Cordeiro de Deus", que tem a preferência, durante o rito da fração do pão.
Forma:
Em oportunidades mais simples, sobretudo quando se trata de celebração com grupo reduzido de quando se trata de celebração com grupo reduzido de pessoas, que seja canto discreto, curto, para não provocar uma "quebra" no estilo peculiar da celebração.
Em outras oportunidades maiores e festivas, sobretudo em se tratando de grandes assembléias, pode ser canto mais desenvolvido e vibrante, que expresse a alegria pascal do Povo de Deus, seu vivo sentimento de fraternidade em Cristo.
Dicas:Não precisa conter em sua letra a palavra "Paz". Tem somente que traduzir o sentido da cumplicidade e da saudação entre os irmãos.
Caso tenha-se que optar por um entre "Paz" e "Cordeiro", opte sempre pelo canto do Cordeiro de Deus. Lembre-se o Canto de Paz só existe no Brasil, então é um canto que possui valor somente na Cultura e não na Liturgia.
Melhores exemplos:
  • A paz -"Aperte a minha mão" (Mons. Jonas Abib -cd Eu e minha casa serviremos ao Senhor)
  • Bom e agradável (Walmir Alencar -cd Onde está o teu irmão?)
  • Quero te dar a Paz (Padre Zeca -cd Quero Paz

sábado, 16 de outubro de 2010

Fotos da Jornada Mariana - Parte III

O cara toca muito
 
O povo de Deus...

Os cantores...

Na hora do aperto pra passar por baixo dos fios elétricos...

Krys e Shênia

Jethro, ooooo pregador!

Dá-lhe Gugu!

O John dando uma palinha na percussão

Vai metaleira!

Grande Meuzer!

Tá olhando pra onde, Thalisson?

Antes do arrastão...

Antes do arrastão (2)...

Antes do arrastão (3)... 

Gugu e Thalles...

Ministério SANTAFE com o Arcebispo D. Antonio e Pe. Roniel...

Tem que subir os equipamentos...

Arrumando o trio...

 
Conversando com Pe. Roniel (pena que ele olhou pra foto...)

Allan e Shênia

Visão do Trio Elétrico Pikapau

 John e Krys

Nossa tradicional bagunça...

Visão do alto...

 Rodrigo Rios, da comunicação da Arquidiocese.

 John, Krys, Tharley e Thalisson

Andor de Nossa Senhora Aparecida

Andor de Nossa Senhora Aparecida (2)

Andor de Nossa Senhora Aparecida (3)

 Ministário SANTAFE

Até fugindo dos fios elétricos elas riem! kkkk

Oiiii Shênia!

Dá-lhe Thalisson!

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Como escolher Músicas para Missa com base no ensino 79 da CNBB e no Missal Romano - Parte 6 - Santo

Função:
Para concluir o Prefácio da Oração Eucarística ou então para cantar o louvor de Deus na Celebração da Palavra, o povo todo aclama o Senhor com as palavras que Isaías ouviu os Serafins cantarem no templo, na sua visão (Is 6,3 e Mt 21,9).
Forma:
O ideal seria se o "Santo" estivesse no mesmo tom em que o Prefácio foi cantado.
Por este canto pertencer à comunidade toda, eventuais arranjos de vozes para o coro nunca impeçam a participação do povo, mas antes de a favoreçam e a reforcem.
Recomenda-se que o canto se atenha à própria aclamação, sem se introduzir alterações no texto, mediante paráfrases.
Dicas:Devemos evitar usar como o "Santo" músicas como; "Eu celebrarei"; "Hosana"; "Santo dos Anjos"; "Santo é Senhor Javé". Estas músicas podem ser usadas em outros momentos da Santa Missa mas não como o "Sanctus". Este canto deve ser a orção do Santo: "Santo, Santo, Santo, Senhor Deus do universo, o Céus e Terra proclamam vossa glória Hosana nas Alturas, bendito o que vem em nome do Senhor Hosana nas Alturas".
Pode-se repetir o "
Santo, Santo, Santo" no final da música tal como o "Hosana nas Alturas".
Melhores exemplos:
  • Santo é o Senhor (Comunidade Shalom -cd Na Dança da Vida)
  • Santo (Padre Cleidimar Moreira -cd Neste nome há poder
  • Santo é Senhor Deus (versão: Comunidade Canção Nova)

Obs: No Santo do Padre Cleidimar Moreira, o final da música que diz; "Tu és Santo,Tu és Santo,Tu és Santo Senhor", não deve ser cantado na Missa, pois, afastaria a música do Sentido do "Santo-Sanctus".

Leia a notícia do Portal da Arquidiocese de Maceió - Jornada Mariana - Porto Calvo

Porto Calvo realiza Jornada Mariana no dia de N. Sra Aparecida

Evento comemora os 400 anos de instalação da Paróquia de N. Sra. da Apresentação

 
Fiéis na caminhada mariana
  
A comunidade paroquial de Porto Calvo (AL) realiza Jornada Mariana no feriado, 12, em virtude dos 400 anos de instalação da Paróquia de Nossa Senhora da Apresentação. Com programação diversificada, o evento contou com a participação de centenas de fiéis, provenientes das diversas paróquias da capital e do interior.
“Vim conhecer o lugar e a Igreja, afinal, é algo marcante completar 400 anos de história nessa caminhada maravilhosa”, conta Genilda Ambrósio, membro da caravana da Paróquia de São Antônio, em Bebedouro.
Com início às 11h, aconteceu uma caminhada precedida por um carro-andor com a imagem de N. Sra. Aparecida e tendo ao final um trio elétrico com animação musical dirigida pelo Ministério de Música Santafe, pertencente à paróquia local.
“É o segundo arrastão que nós puxamos. Contudo, este é um momento único, pois nos mostra o fruto da evangelização em Alagoas através de Porto Calvo. Nossa cidade foi a porta de evangelização para a nossa Arquidiocese, e estamos felizes em estar nessa jornada do anúncio do Evangelho”, afirma Jetro Santos, coordenador do Ministério de Música, que comemorou recentemente um ano de fundação.
Pe. Cícero Calado, pertencente ao clero da Arquidiocese de Maceió, também cantou no trio elétrico e animou os fieis.
A caminhada mariana passou pela Igreja de N. Sra da Apresentação, a 8ª mais antiga do Brasil. Logo mais se dirigiu ao Centro Cultural Calabar, onde houve um palestra proferia pelo Pe. Ernesto Amynthas, paróco da Ig. N. Sra. das Graças, no bairro da Levada.
Desenvolvendo o tema “Maria, Mãe de Deus”, o palestrante iniciou afirmando que a liturgia do dia fala da Rainha do Brasil, a generalíssima, também padroeira do exército brasileiro. Disse também que “os dogmas são luzes no caminho de nossa fé, que a ilumina e torna segura, isso conforme o Catecismo da Igreja Católica” e então explicou sobre aqueles referentes à Santíssima Virgem.
À tarde a programação constou com louvores musicais, oração do terço, apresentações artísticas, adoração ao Ss. Sacramento e Celebração Eucarística presidida pelo arcebispo Dom Antônio Muniz. Durante sua homilia, ele ressaltou o empenho de todas as paróquias da Área Norte para se fazerem presente no evento e justificou a ausência da comunidade de São Luis do Quitunde (AL). “A paróquia de N. Sra da Conceição também realiza hoje um encontro mariano, pois, caso não o fizessem, os protestantes daquela cidade iriam realizar um evento, justamente para retirar o enfoque dos louvores à Mãe de Deus neste dia a ela dedicado. Então, foi uma falta justificável”.
Após a Santa Missa houve apresentação de shows musicais com os Ministérios São Francisco e Ozanam.
Leia a notícia em sua versão original neste link: http://www.arquidiocesedemaceio.org.br/noticias/arquidiocese/215/porto-calvo-realiza-jornada-mariana-no-dia-de-n-sra-aparecida












FOTOS /Jornada Mariana - Dia 12 de Outubro de 2010 em Porto Calvo


domingo, 10 de outubro de 2010

Jornada Mariana - Dia 12 de Outubro de 2010 em Porto Calvo

A Paróquia de Nossa Senhora da Apresentação, Juntamente com a Arquidiocese de Maceió, está realizando a "Jornada Mariana" em Porto Calvo. Será um evento com shows, palestras, oração, adoração e louvor, com a participação de paróquias de todos os cantos da arquidiocese nestes 400 anos da paróquia de Porto Calvo. 

Programação:
  • 09h00 - Arrastão com o Ministério SANTAFE - Saindo do Posto Deth;
  • 10h00 - Palestra com Pe. Ernesto Hamilton - Centro Comunitário Calabar;
  • 11h00 - Adoração ao Santíssimo Sacramento com Pe. Cícero Gomes Calado - Centro Comunitário Calabar;
  • 12h00 - Lunch Break
  • 13h30 - Apresentações - Paróquias visitantes;
  • 14h30 - Terço Luminoso com Pe. Roniel Ferreira da Silva
  • Encerramento - Missa com o Arcebispo Dom Antonio Muniz.


Como escolher Músicas para Missa com base no ensino 79 da CNBB e no Missal Romano - Parte 5 - Ofertório

Função:
Este canto,que acompanha o gesto de colocar os bens em comuns, para as necessidades da comunidade )Rm 12,1-2: Ef 4,28), juntamente com o pão e o vinho que serão consagrados e partilhados na Ceia do Senhor, serve de introdução ("Ouverture") à Liturgia Eucarística, à refeição-memorial do Senhor. Não é sempre necessário nem desejável,principalmente quando não há uma procissão mais solene dos dons, embora seja muito apreciado pela nossa prática litúrgica pós-conciliar.

Forma:
Conforme mostram as Antífonas, previstas no "Graduale Romanum", porém não incluídas no "Missal Romano", a letra deste canto não precisa falar, necessariamente de pão e de vinho ou de ofertório, mas pode ser um texto apropriado de louvor, de acordo com o tempo litúrgico.
Na tradição do Canto Litúrgico no Brasil, desde a introdução do vernáculo, o "Canto de Apresentação das Oferendas" chegou a tornar-se um momento em que o povo deseja expressar sua disposição de querer oferecer sua vida, sua luta e trabalho ao Senhor, o que parece ter um alto valor existencial e espiritual.
O término deste canto não precisa coincidir com o fim da "apresentação das oferendas", mas ele pode ser cantado inteiramente, para permitir oportuno momento de intervalo entre a Liturgia da Palavra e a Liturgia Eucarística.
Na introdução do Misssal se diz: Este canto é executado alternadamente pela Escola dos Cantores e pelo povo, ou pelo cantor e o povo, ou só pelo povo ou só pela escola.
Neste momento, uma música instrumental ou então um canto polifônico do coral seriam, também, adequados, funcionando assim como um espécie de interlúdio entre a Liturgia da Palavra e a Liturgia Eucarística.
A forma mais adequada e completa deste rito seria praticada se os três momentos fossem observados: a) procissão das oferendas (pão , vinho e água); b) apresentação dos dons (ambas acompanhadas por um canto); c) oração, seguida da aclamação "Bendito seja Deus para sempre!". 

Dicas:
Este canto não precisa falar necessariamente, do evangelho, tampouco, traduzir o seu sentido. Mas tem que estar de acordo com o tempo litúrgico e com o sentido das Solenidades da Igreja.

Melhores exemplos:
  • Só em ti viver (Agnus Dei -cd 1993-1994)
  • Sobe a Jerusalém (Liturgia -cd Celebrações Especiais vol 3)
  • Oferta de amor (Ministério Koinonya de Louvor -cd Adoremos Eternamente)

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Fotos das Missas dias 2 e 3/10 em Porto Calvo

Eis algumas fotos tiradas nos dias 2 e 3 de outubro, foram missas celebradas na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação em Porto Calvo

Pe. Alex

Vista panorâmica do coro da igreja

"Óia Nóis" (desculpem a bagunça)

"Óia nóis dinôvo"

(...)

Allan Johnes na Bateria

Pe. Alex

Visão do coro da igreja

O altar...

Visão geral do interior da igreja

Os três irmãos: Shênia (à esquerda), John (em cima), Allan (em baixo)

Já foram apresentados (kkkkk)

Mais uma vez a visão da igreja

Mais uma vez Pe. Alex

Ministério Santafe

Nosso Amigo Meuzer